sábado, julho 12

CASA SCHRÖDER - O TRABALHO FINAL

Final de semestre, primeira maquete.
O professor escolheu uma casa composta por diversos planos encaixados, sobrepostos e muitas linhas, um desafio para quem nunca tinha feito uma maquete arquitetônica na vida!

Tendo os cortes, fachadas e isométrica do projeto da Casa Schröder, literalmente pus as mãos à obra. Um modelo virtual no Sketchup ajudou a ter a visão tridimensional que precisava para monatr a maquete. ( http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=be7fe241913757fe93291b4e2d54d00d&prevstart=0)

Os materiais utilizados foram:
-> papel pluma 4 mm para grande parte da maquete;
-> papel hörle 2mm (folhas duplas) para os pisos internos;
-> papel triplex 1mm (também com folhas duplas) para paredes internas e alguns detalhes que necessitavam de menos espessura;
-> acetato para os vidros;
-> pasta escolar na cor azul para a clarabóia;
-> papel contact cinza para esquadrias;
-> madeiras de 3 e 4 mm para os detalhes;
-> tinta acrílica para pintura;
-> cola de isopor e cola de contato;
-> um total de 11h e 2 ton de paciência para confeccioná-la!



>> Primeiro recortei os pisos no hörle. Em seguida as paredes em pluma foram adicionadas e temporariamente coladas com fita adesiva. Quando tudo estava bem encaixado, colei-as com cola de isopor. Claro que uma musiquinha foi essencial na confecção da maquete!


>> Com algumas partes já pintadas.



>> Já nasceram as janelas, esquadrias, o furinho misterioro (patenteado!).. e até uns corninhos nasceram...


>> Com as madeirinhas coloridas, portas e clarabóia.


>> A cerejinha do bolo... Quanta felicidade!


>> (escada)


>> Mais uma cereja...


>> ...o calunguinha.


>> CES'T FINI!!!! Depois da longa jornada, a maquete ficou pronta... MAS SERÁ QUE RESISTIRÁ À VIAGEM DE ÔNIBUS?!?!?!


>> SIM! Ela sobreviveu!






>> Produção em série. Meu lote: 173758-2008/1




A CASA SCHRÖDER - GERRIT RIETVELD
http://www.yangsquare.com/schroder-house-gerrit-rietveld/

Breve Introdução

Gerrit Rietvield nasceu em 24 de junho de 1888, foi um arquiteto e designer de produto neerlandês.
Ainda estudante, Rietveld trabalhava com marcenaria e produção de mobiliário. Influenciado pelo movimento artístico De Stijl, projetou em 1924 a Residência Schröder, localizada em sua cidade-natal, um marco da arquitetura moderna e do Neoplasticismo.


>> Será que ele sofreu tanto como moi?!


>> Esquematização dos planos que compõem a casa.


>> Croqui.


>> Foto da Casa Schröder (não acredito que é a última vez que estou escrevendo esse maldito nome!!!)

20 comentários:

Unknown disse...

Oseu trabalho é incrívellllllll

Unknown disse...

ência, um trabalho sobre sombras, e explosão das perspectivas, tanto de planta como do objeto em 3d mesmo.... e ao pesquisar sobre a casa encontro o seu trabalho,,,ficou realmente incrível... parabéns..

Unknown disse...

Sou inspirado pela casa de Rietveld desde que a conheci em uma das aulas de arquitetura, na UCS...parabéns pela maquete!

Anônimo disse...

olá,

Estudo Arquitetura na UFPB e gostaria de saber que tipo de material foi utilizado na confecção das paredes mais espessas (papel-pluma? onde encontrá-lo?). Parabéns pela maquete! Emanoel

Unknown disse...

oi, tudo bem?
sou estudante de arquitetura e tenho um trabalho para fazer sobre a casa schroder, e gostaria de saber se vcs teriam as platas com medidas, cortes e as fachadas da casa, e se poderiam me mandas por e-mail.. isa_belagodoy@hotmail.com

obrigada

Unknown disse...

olá!!!sou estudante de arquitetura e tenho um trabalho para fazer sobre a casa schroder, e gostaria de saber se vcs teriam as plantas com medidas, cortes e as fachadas da casa, e se vcs poderiam me mandar por e-mail.
candeiaaguiar@hotmail.com
Agradeço desde já

Unknown disse...

Ola Fernanda,
meu nome é Kemillyn ,eu preciso fazer a maquete desta casa, pois a proferssora deu de trabalho final do 03° semestre. Porém eu não conssigo de jeeito nenhum as meedias da casa para passar para a escala. e então começar a montagem da maquete.

Como voce consseguiu as medidas?
Voce teria como me passar por e-mail, ia ser uma ajuda e tanto para mim, e para todo possoal da minha sala. rsrs.

Obrigada aguardo sua resposta.

ass: Kemillyn.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Chezzi disse...

GALERA, TO FAZENDO UFBA DE ARQUITETURA E TAMBEM TIVE QUE FAZER ESSE TRABALHO.
VCS PODEM ENCONTRAR AS MEDIDAS USANDO O AUTOCAD.É SÓ DIGITAR NO GOOGLE CASA SCHRODER AUTOCAD E PROCURAR.O ARQUIVO É ANTIGO MAS TEM TODOS OS DETALHES,OS CORTES E AS COTAS.ESPERO TER AJUDADO
ABRAÇO!

Pedro Chezzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Olá adorei a maquete, mas eu gostaria de saber uma coisa que já lhe perguntaram várias vezes nos comentários anteriores que seria se você tem as plantas com medidas e se poderia me mandar por e-mail, pois já procurei em todos os lugares possíveis e não achei. Desde já agradeço. marcelofm_20@hotmail.com

Marcelo disse...

Olá eu adorei sua maquete e gostaria de saber a mesma coisa que o pessoal de cima que é se você tem as plantas com medidas e se poderia me mandar, pois sou estudante de arquitetura e tenho que fazer uma maquete da casa desde já agradeço. marcelofm_20@hotmail.com

Joselande disse...

O teu trabalho me ajudou muito.
Joselande de Brasília

Dj Grecca disse...

Olá, gostaria de saber se seria possível vc me passar o projeto da casa schoder, planta com medidas e em escala...
Estou precisando muito!!!
Sou maquetista profissional, estou dando aula, e preciso executar esta maquete, mas não tenho referências dela! Se vc fizesse isso por mim, iria me ajudar mto! Agradeço desde já! Abraço
mulherdnegocios@gmail.com

Beatriz Souza disse...

Olá, estou precisando fazer uma maquete dessa casa também e não consigo encontrar as medidas reais do projeto. Você poderia me mandar por email por favor? biabassi@uol.com.br

Desde já, agradeço

Unknown disse...

Oi! Gostaria de saber se vcs teriam as platas com medidas, cortes e as fachadas da casa, e se poderiam me mandas por e-mail mary_nobrealeixo@hotmail.com

obrigada

Unknown disse...

oi, tudo bem?
sou estudante de arquitetura e tenho uma maquete para fazer sobre a casa schroder, e gostaria de saber se vcs teriam as platas com medidas, cortes e as fachadas da casa, e se poderiam me mandas por e-mail.

davidwilliamrs@gmail.com

muito obrigado.

Unknown disse...

Bom dia
Sou estudante de arquitetura e ficaria muito agradecida se pudesse me mandar algumas informações do projeto.
Planta, dimensões ...

ATT,
Carolina
Caa.martines@gmail.com

Unknown disse...

Oi! Gostaria de saber se vocês teriam as plantas com medidas, cortes e as fachadas da casa, e se poderiam me mandas por e-mail
Desde já agradeço
killerboyjose@hotmail.com

Unknown disse...

Oiii ! Assim como muitos pedidos nos comentários, eu também preciso realizar essa maquete,e estou com dificuldade para achar as medidas, poderia me mandar as plantas, cortes e fachadas pf ? noemy145@gmail.com Agradeço !